Da Índia para o mundo

13:46 agenciagamma 0 Comments

As produções independentes possuem características peculiares quanto ao seu conteúdo e estilo, principalmente por oportunizarem a que o cineasta possa expressar com mais intensidade sua visão artística dentro do filme. Como não tem interferência de grandes estúdios, normalmente os filmes independentes são feitos com orçamentos mais baixos, mas isso não significa que ele não possa rivalizar com as grandes produções hollywoodianas.

Um exemplo de filme independente que pode se tornar um grande sucesso e alcançar o maior status dentro da indústria cinematográfica, foi “Quem Quer Ser um Milionário”, com a direção de Danny Boyle. Apesar de a produção ter sido norte-americana, a história contém traços da cultura indiana, assim como a linguagem, os espaços mostrados e os próprios atores que participaram do filme.


O diretor americano fez uma adaptação do livro “Q &A”, do autor e diplomata indiano Vikas Swarup. O seu processo de confecção, com um roteiro criativo, bem elaborado e cortes rápidos, conferiu ao filme um grande prestígio que o elevou a ter sucesso em todos os cinemas do mundo.

A história retrata a vida de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem indiano de 18 anos, que veio de um bairro pobre da cidade de Mumbai. Ele trabalha servindo chá em uma empresa de call center, quando um dia é escolhido para participar do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?". O seu desempenho começa a chamar a atenção da plateia, e levanta suspeita por parte do apresentador e da polícia se o pobre jovem não estaria trapaceando. Para acabar com as suspeitas, Jamal conta a história de sua vida, mostrando que as experiências que teve com sua infância pobre e sofrida nas ruas puderam lhe ajudar a responder as perguntas.

O filme brinca com a temática de destino, buscando transmitir que tudo pelo qual o personagem passou, terá um significado para o seu futuro. A produção foi aclamada mundialmente, tanto que elevou uma produção independente ao status de Melhor Filme no Óscar. Além disso, obteve no total 10 indicações ao Óscar (vencendo oito das categorias), supervalorizou seu filme na mídia e chamou a atenção de Hollywood para as possibilidades que existem fora do cenário norte-americano.

Confira o trailer do filme:



Texto: Roberto Rohden